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Inventário e Partilha

Inventário e Partilha

Realizados por escritura pública consistem no levantamento dos bens, dívidas e herdeiros deixados por ocasião do falecimento de uma pessoa, bem como na distribuição do patrimônio apurado por meio da partilha apresentada.

Veja os documentos necessários:

1. DO FALECIDO

  • Cópia do Documento de identidade, CPF ou CNH;
  • Certidão de óbito;
  • Comprovante de endereço.

2. HERDEIROS

  • Cópia do Documento de Identidade, CPF ou CNH;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de endereço.

3. DO ADVOGADO

  • Cópia do Documento de Identidade (OAB);
  • Comprovante de endereço;
  • Petição do advogado contendo o falecimento, citação dos herdeiros, descrição dos bens, informações sobre dívidas e obrigações e a partilha dos bens. Na partilha da herança incidirá o imposto devido (ITCMD).

4. DOCUMENTOS DOS BENS

  • Em caso de bens imóveis: Escritura pública ou certidão de ônus dos imóveis, com carnê do IPTU e declaração de quitação de débitos condominiais (se o imóvel for urbano e for apartamento); ou declaração de ITR e CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural expedido pelo INCRA (se o imóvel for rural);
  • Em caso de bens móveis: documento de veículos, extratos bancários e de ações, contratos sociais de empresas, notas fiscais de bens e joias etc.
Prazo

Até 30 dias

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