Inventário e Partilha
Realizados por escritura pública consistem no levantamento dos bens, dívidas e herdeiros deixados por ocasião do falecimento de uma pessoa, bem como na distribuição do patrimônio apurado por meio da partilha apresentada.
Veja os documentos necessários:
1. DO FALECIDO
- Cópia do Documento de identidade, CPF ou CNH;
- Certidão de óbito;
- Comprovante de endereço.
2. HERDEIROS
- Cópia do Documento de Identidade, CPF ou CNH;
- Certidão de casamento;
- Comprovante de endereço.
3. DO ADVOGADO
- Cópia do Documento de Identidade (OAB);
- Comprovante de endereço;
- Petição do advogado contendo o falecimento, citação dos herdeiros, descrição dos bens, informações sobre dívidas e obrigações e a partilha dos bens. Na partilha da herança incidirá o imposto devido (ITCMD).
4. DOCUMENTOS DOS BENS
- Em caso de bens imóveis: Escritura pública ou certidão de ônus dos imóveis, com carnê do IPTU e declaração de quitação de débitos condominiais (se o imóvel for urbano e for apartamento); ou declaração de ITR e CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural expedido pelo INCRA (se o imóvel for rural);
- Em caso de bens móveis: documento de veículos, extratos bancários e de ações, contratos sociais de empresas, notas fiscais de bens e joias etc.
Prazo
Até 30 dias